sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Coisas práticas: instalar novos módulos

A linguagem Python pode crescer de acordo com os nossos desejos. Precisamos apenas acrescentar novos módulos. Para isso é preciso obter e instalar os módulos. Para saber onde os obter podemos googlar usando python como palavras chave, ou dar um passeio pelos sítios habituais de python de que http://www.python.org é sempre o primeiro a considerar. Devemos, finalmente, ter sempre em atenção qual a versão de python instalada, e escolher a versão do módulo compatível com essa versão e com a versão do sistema operativo (Windows, Mac OS ou Linix) ! Quando arranca com o python, directamente ou via um ambiente integrado de desenvolvimento, ele dá a informação sobre a versão instalada.


Agora os módulos. Se existir um instalador do módulo para o seu sistema operativo e para a versão de python instalada, use-o e não se preocupe mais. Se não existir e tiver apenas o ficheiro .py deve colocar o módulo na pasta site-packages localizada em:



Windows: C:\Python26\Lib\site-packages


Linux: /usr/local/lib/python2.6/site-packages


Mac OS X (versão pré-instalada 2.5): /usr/local/lib/python2.5/site-packages

Mac OS X (versão instalada por si): /Library/Frameworks/Python.framework/Versions/2.6/lib/python2.6/site-packages


As coisas podem ser um pouco mais complexas, caso o módulo não tenha instalador e a distribuição da fonte tenha sido feito usando o distutils. Neste caso o módulo vem comprimido, com mais outros ficheiros. Deve descomprimir o módulo com o aplicativo/comando adequado. É, em geral, criada uma pasta com o nome do módulo seguido da versão do módulo. Lá dentro encontrará, entre outras coisas, um ficheiro README que contém as instruções de instalação, que deve seguir. Normalmente resume-se a abrir uma janela de terminal/consola, mudar-se para a directoria onde está o módulo com um comando cd e emitir o comando python setup.py install.

Pode obter informações mais detalhadas, incluindo variantes à instalação básica, aqui

7 comentários:

  1. Professor, permita-me uma pergunta "preguicosa", pois ate ja pesquisei sobre isto, mas nunca tenho uma resosta simples, ou pelo menos directa..
    Ai vai:
    Para que serve o Python? É sem duvida uma linguagem facil de aprender mas poderosa, e tem muito potencial, como me dizem e como eu proprio vejo, mas nao percebo que aplicacoes reais e usuais (usuais sera mais o termo) tem.
    Pergunto isto porque a minha visao muito pouco alargada ou esclarecida do mundo do informatico mostra me php, perl, actionscript, no mundo da web, c++ em aplicacoes... É possivel fazer um site em python? Um aplicativo, .exe ou .app?

    Mais uma vez peco desculpa pela "preguica", mas gostava de ter uma visao (muito) geral do funcionamento real e quotidiano desta lingua (o seu lugar neste mundo)..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o python é uma linguagem que busca simplificar o desenvolviemento de aplicações tanto desktop quando web, ela pode ser usar para praticamente tudo desde que possua um interpretador python no dispositivo, voce pode desenvolver aplicações para smartphone, sites, sistemas web(que tenha como objetivo, a agilidade e segurança pois um dos principios do python é que tenha a maxima segurança com o melhor desenpenho), aplicação cliente servidor para desktop, aplicação de geoprocessamento, efetuar cálculos complexos que demandam de um alto poder de calculo, com python é possivel fazer praticamente tudo por isso é uma linguagem que aumenta seu numero de adeptos todos os dias.

      Eliminar
  2. O Python é uma linguagem universal com cada vez mais uso em todos os domínios que possa imaginar. A Google ou a NASA são algumas das empresas que usam Python. É simples, elegante, expansível e permite prototipagem rápida das aplicações, com ganhos notórios na produtividade dos programadores. A lentidão (relativa, claro) é ultrapassada com a ligação a outras linguagens (C, C++, Java) nas quais podemos escrever as pequenas partes do código mais críticas. Uma vez que me parece interessado em aplicações para a Web, dê uma olhada aqui. Para uma visão mais geral vá antes aqui

    ResponderEliminar
  3. A pergunta do Tiago fez me questionar sobre a facilidade de programação em Python quando comparada com C ( não C++, só C). Penso que deve haver pessoas ( pelo menos uma pessoa, "eu"), que gostaria de saber a sua opinião uma vez que há quem diga que e mais fácil Python, outros dizem que e muito diferente, e outros perguntam "O que é C?"

    ( Na minha opinião e parecido, embora Python seja bastante fácil em relação as variáveis e simplicidade do código)

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde Prof.
    Como eu faço para descobrir as bibliotecas python instaladas no meu Pc Windows Server 2008 R2?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo depende da instalação de Python que tiver. Por exemplo, se tiver instalado recorrendo a Anaconda (o que recomendo), basta executar o comando "conda list" numa janela de comandos e verá a lista de tudo o que está instalado.

      Eliminar
  5. Professor, minha dificuldade é saber onde estão instalados os modulo que chamo com o comando "import"... Uso em meus codigos, mas sempre dá erros por não localizar...como corrijo isso ?

    ResponderEliminar