segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Problema 3.6

Este programa mostra como se pode pôr a tartaruga a fazer um passeio aleatório (random walk).

01.from random import randint
02. 
03.def alea(num_lados):
04.    """Desenha num_lados aleatoriamente.
05.     
06.    """
07.    for conta in range(num_lados):
08. novo_x = randint(-100,100)
09. novo_y = randint(-100,100)
10. goto(novo_x,novo_y)
11.    hideturtle()
12. 
13.def alea_cor(num_lados):
14.    """Desenha num_lados aleatoriamente.
15.     
16.    """
17.    colormode(255)
18.    for conta in range(num_lados):
19. novo_x = randint(-200,200)
20. novo_y = randint(-200,200)
21. r = randint(0,255)
22. g = randint(0,255)
23. b = randint(0,255)
24. color((r,g,b))
25. goto(novo_x,novo_y)
26.    hideturtle()

O primeiro programa determina as coordenadas entre dois valores fixos. No segundo exemplo, introduzimos a possibilidade de os traços serem coloridos (também aqui de modo aleatório.).

Sem comentários:

Enviar um comentário