sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bug no WingIDE

O WindIDE é um ambiente integrado de desenvolvimento muito interessante. Acresce que existe uma versão gratuita! Mas todos sabemos que nada é perfeito... Então qual é o problema?


Quando carregamos numa tecla geramos um código interno. No passado esse código dava pelo nome de código ASCII (para American Standard Code for Information Interchange). Graças à uniformização que decorre de todos usarem o mesmo código, o que se escreve numa máquina (aplicação) é entendido por outra máquina qualquer (aplicação). O código ASCII permite representar os dígitos, as letras do alfabeto (maiúsculas e minúsculas) e alguns sinais (maior, menor, espaço,...). Não admira que fossem apenas estes. Afinal isto foi inventado para a língua inglesa que não sabe o que é, por exemplo, um til ou um c com cedilha. Para que outras línguas possam ser usadas plenamente foram desenvolvidos outros standards. O utf-8 é um deles de uso cada vez mais generalizado.\\


Por defeito o WingIDE salva os ficheiros de código em utf-8 e, por isso, estamos à vontade com a língua portuguesa. Precisamos no entanto indicar no início do ficheiro que estamos a usar essa codificação. O modo de o fazer é usar:


#-*- encoding: utf-8 -*-


Acontece porém que, devido a um erro lamentável no IDE se colocarmos esta linha, quando mandamos correr o programa obtemos uma mensagem de erro! A solução passa por retirar a dita linha. Mas atenção!!! Se estiver a importar o ficheiro sem a linha ... dá erro. E terá que acrescentar a dita. Bizarro, não?


Enquanto não tiverem resolvido o problema teremos que saber se colocamos ou não a indicação expressa da codificação em função do modo como vamos usar o ficheiro: correr (não) ou importar (sim).

Sem comentários:

Enviar um comentário