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Em Python todos os programas que escrevemos quando são executados são-no num dado ambiente. Esse ambiente é composto pelo espaço de nomes, o lugar da memória onde se encontram os nomes activos, e o espaço dos objectos, o lugar da memória onde se encontram os objectos descritos através dos seus atributos.
Os dois espaços estão ligados entre si, no sentido de que os nomes estão associados a objectos. essa associação é feita através da instrução de atribuição (explicita ou implícita). Um exemplo simples:
Depois de fazermos a = 5 o nome a passa a existir no espaço de nomes, associado ao objecto de valor 5.
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Este problema é muito simples. Escrevo um programa que recebe como entrada o número de tentativas e o número em que digo que acerto. Depois tenho um ciclo que pode ser executado um número máximo de vezes igual ao número de tentativas e que termina com verdadeiro se sair o número, falso no caso contrário.
def aposta(n,m):
for i in range(m):
num = random.randint(1,6)
if num == n:
return True
return False
P3Este programa tem duas partes. Comecemos pela primeira: desenhar um losango colorido, numa dada posição e orientação e com um dado tamanho. Este problema não é muito diferente do que foi feito nas aulas envolvendo polígonos regulares. Daí a solução:
import turtle
def petala(posx, posy, orienta, lado, cor):
turtle.penup()
turtle.goto(posx,posy)
turtle.pendown()
turtle.setheading(orienta)
turtle.fillcolor(cor)
turtle.begin_fill()
for i in range(2):
turtle.forward(lado)
turtle.left(60)
turtle.forward(lado)
turtle.left(120)
turtle.end_fill()
Começamos por levantar a caneta, posicionar a tartaruga, orientá-la e definir a cor. Depois é só executar as operações de avanço e rotação.A segunda parte é mais fácil pois consiste em repetir o desenho dos losangos, mantendo a posição de referência e rodando o losango.
def flor(posx, posy,orienta, lado, cor, n,afastamento):
""" desenha uma flor com n pétalas."""
angulo = orienta
for i in range(n):
petala(posx,posy, angulo, lado,cor)
angulo = angulo + afastamento
turtle.hideturtle()
turtle.exitonclick()

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