def quadrado(lado):
for i in range (4):
turtle.forward(lado)
turtle.right(90)
Usando esta definição como componente podemos brincar um pouco. Por exemplo, desenhar um certo número de vezes um quadrado, mudando apenas a orientação:
def tarta_ernesto(posx,posy):
# tartaruga ernesto
turtle.shape("turtle")
turtle.color("yellow")
turtle.speed(10)
turtle.pensize(2)
# posiciona
turtle.penup()
turtle.goto(posx,posy)
turtle.pendown()
# desenha
for i in range(36):
quadrado(150)
turtle.right(10)
turtle.hideturtle()
Como se pode ver existem comandos para:- definir a forma da tartaruga
definir a cor
definir a velocidade da tartaruga
definir a espessura do rasto
O resultado é ilustrado na figura. Mudando o ciclo no interior do programa podemos conseguir outro tipo de formas:
def tarta_costa(posx,posy):
#tartaruga costa
turtle.shape("turtle")
turtle.color("blue")
turtle.speed(10)
turtle.pensize(2)
# posiciona
turtle.penup()
turtle.goto(posx,posy)
turtle.pendown()
# desenha
for i in range(400):
turtle.forward(i)
turtle.right(91)
turtle.hideturtle()
Tal como está escrito, a única “coisa” que controlamos e podemos variar é a posição inicial. Visualmente:
Podemos usar a mesma ideia de base (uma forma básicas que é replicada….) para criar diferentes formas coloridas. Experimente você.



Sem comentários:
Enviar um comentário