sábado, 30 de setembro de 2017

Formas, Cores e outras coisas....

O módulo turtle da linguagem Python tem um conjunto vasto de operações que podem ser exceptuadas sobre objectos do tipo turtle e sobre um mundo 2D. Durante as aulas vimos alguns exemplos de comandos básicos e o que com eles podíamos fazer. Por exemplo, para desenhar um quadrado:
def quadrado(lado):
    for i in range (4):
        turtle.forward(lado)
        turtle.right(90)
Usando esta definição como componente podemos brincar um pouco. Por exemplo, desenhar um certo número de vezes um quadrado, mudando apenas a orientação:
def tarta_ernesto(posx,posy):
    # tartaruga ernesto
    turtle.shape("turtle")
    turtle.color("yellow")
    turtle.speed(10)
    turtle.pensize(2)
    # posiciona
    turtle.penup()
    turtle.goto(posx,posy)
    turtle.pendown()
    # desenha
    for i in range(36):
        quadrado(150)
        turtle.right(10)
    turtle.hideturtle()
Como se pode ver existem comandos para:

- definir a forma da tartaruga

definir a cor

definir a velocidade da tartaruga

definir a espessura do rasto

O resultado é ilustrado na figura.
Mudando o ciclo no interior do programa podemos conseguir outro tipo de formas:
def tarta_costa(posx,posy):
    #tartaruga costa
    turtle.shape("turtle")
    turtle.color("blue")
    turtle.speed(10)
    turtle.pensize(2)
    # posiciona
    turtle.penup()
    turtle.goto(posx,posy)
    turtle.pendown()
    # desenha    
    for i in range(400):
        turtle.forward(i)
        turtle.right(91)
    turtle.hideturtle()
Tal como está escrito, a única “coisa” que controlamos e podemos variar é a posição inicial. Visualmente:
Podemos usar a mesma ideia de base (uma forma básicas que é replicada….) para criar diferentes formas coloridas. Experimente você.

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