def quadrado(lado): for i in range (4): turtle.forward(lado) turtle.right(90)Usando esta definição como componente podemos brincar um pouco. Por exemplo, desenhar um certo número de vezes um quadrado, mudando apenas a orientação:
def tarta_ernesto(posx,posy): # tartaruga ernesto turtle.shape("turtle") turtle.color("yellow") turtle.speed(10) turtle.pensize(2) # posiciona turtle.penup() turtle.goto(posx,posy) turtle.pendown() # desenha for i in range(36): quadrado(150) turtle.right(10) turtle.hideturtle()Como se pode ver existem comandos para:
- definir a forma da tartaruga
definir a cor
definir a velocidade da tartaruga
definir a espessura do rasto
O resultado é ilustrado na figura. Mudando o ciclo no interior do programa podemos conseguir outro tipo de formas:
def tarta_costa(posx,posy): #tartaruga costa turtle.shape("turtle") turtle.color("blue") turtle.speed(10) turtle.pensize(2) # posiciona turtle.penup() turtle.goto(posx,posy) turtle.pendown() # desenha for i in range(400): turtle.forward(i) turtle.right(91) turtle.hideturtle()Tal como está escrito, a única “coisa” que controlamos e podemos variar é a posição inicial. Visualmente: Podemos usar a mesma ideia de base (uma forma básicas que é replicada….) para criar diferentes formas coloridas. Experimente você.
Sem comentários:
Enviar um comentário