sábado, 30 de setembro de 2017

Formas, Cores e outras coisas....

O módulo turtle da linguagem Python tem um conjunto vasto de operações que podem ser exceptuadas sobre objectos do tipo turtle e sobre um mundo 2D. Durante as aulas vimos alguns exemplos de comandos básicos e o que com eles podíamos fazer. Por exemplo, para desenhar um quadrado:
1.def quadrado(lado):
2.    for i in range (4):
3.        turtle.forward(lado)
4.        turtle.right(90)
Usando esta definição como componente podemos brincar um pouco. Por exemplo, desenhar um certo número de vezes um quadrado, mudando apenas a orientação:
01.def tarta_ernesto(posx,posy):
02.    # tartaruga ernesto
03.    turtle.shape("turtle")
04.    turtle.color("yellow")
05.    turtle.speed(10)
06.    turtle.pensize(2)
07.    # posiciona
08.    turtle.penup()
09.    turtle.goto(posx,posy)
10.    turtle.pendown()
11.    # desenha
12.    for i in range(36):
13.        quadrado(150)
14.        turtle.right(10)
15.    turtle.hideturtle()
Como se pode ver existem comandos para:

- definir a forma da tartaruga

definir a cor

definir a velocidade da tartaruga

definir a espessura do rasto

O resultado é ilustrado na figura.
Mudando o ciclo no interior do programa podemos conseguir outro tipo de formas:
01.def tarta_costa(posx,posy):
02.    #tartaruga costa
03.    turtle.shape("turtle")
04.    turtle.color("blue")
05.    turtle.speed(10)
06.    turtle.pensize(2)
07.    # posiciona
08.    turtle.penup()
09.    turtle.goto(posx,posy)
10.    turtle.pendown()
11.    # desenha   
12.    for i in range(400):
13.        turtle.forward(i)
14.        turtle.right(91)
15.    turtle.hideturtle()
Tal como está escrito, a única “coisa” que controlamos e podemos variar é a posição inicial. Visualmente:
Podemos usar a mesma ideia de base (uma forma básicas que é replicada….) para criar diferentes formas coloridas. Experimente você.

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