Programar é uma arte. Mas também depende de regras de desenho muito precisas. E saber o que existe como funcionalidades e construções da linguagem que estamos a usar. Mas sendo uma arte o mais importante, mais importante ainda do que saber, é compreender. Essa sabedoria só se alcança com a experiência, isto é programando muito, cometendo erros e explorando novos caminhos.
Dito isto, este post tem mais que ver com o saber, pois saber é um pré-requisito a compreender. Temos introduzido construções da linguagem, que mos permitiram resolver problemas. Mas também falámos de conceitos. É bom que, de tempos a tempos, nos questionemos: que sei eu?
Algumas das perguntas, básicas, para testar o nosso conhecimento:
1- Que tipos de objectos conheço? O que os distingue? Para que serve cada um deles?
2- Quais as três características comuns a todos os objectos? Para que serve cada uma delas?
3- O que são objectos imutáveis? E mutáveis? Que consequências, cuidados a ter, com cada um destes tipos de objectos?
4- O que é o Espaço de Nomes? E o Espaço dos Objectos? Como é que (e quais) as entidades vão parar a cada um destes espaços?
5- O que são definições?
6- Qual a diferença entre definir e usar uma definição?
7- Qual a diferença entre função e método?
8- O que distingue uma definição com return de uma sem return?
9- Como são comunicados os dados a, e obtidos os resultados de, uma definição?
Não se esqueça: estas são apenas algumas perguntas para testar o nosso conhecimento. Há muitas mais...
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
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