domingo, 27 de setembro de 2009

Por onde começar?

A primeira questão que se coloca a alguém que quer aprender a programar com Python é ter ... um interpretador de Python instalado! Em algumas plataformas (e.g., Mac OS X, Linux) já existe uma versão pré-instalada. Para verificar, abra uma janela e digite python seguido da tecla enter. O resultado, para o caso do Mac OS X, será semelhante ao da figura:


Existe uma razão para, mesmo neste caso, visitar o sítio do Python: lá encontrará a versão mais recente. Nós, durante o curso de este ano, iremos usar a versão 2.6.2. Recentemente foi introduzida a versão 3.X ( à data deste comentário X=1.1). No entanto, a necessidade de usarmos vários módulos adicionais, muitos dos quais ainda não existem ou não estão testados para esta versão leva-nos a sermos conservadores.

Depois de ter o interpretador instalado o próximo passo é escolher um ambiente de desenvolvimento (IDE) adaptado ao nível de programação que iremos fazer. De entre as várias possibilidades escolhemos o WingIDE que tem uma versão gratuita.

A partir daqui já pode começar a dar os primeiros passos.

Sem comentários:

Enviar um comentário