sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Modelo de Funcionamento

O modelo de funcionamento das aulas foi completamente alterado. Antigamente havia aulas teóricas (T), aulas teórico-práticas (TP) e aulas de práticas laboratoriais (PL). Chegou-se à conclusão que esse modelo não é efectivo. Agora existem apenas aulas. Isto tem fortes consequências. Desde logo a redução das aulas de contacto de 6 para 4. Por outro lado, as aulas passarão a ser obrigatórias. Em terceiro lugar, as aulas serão mais guiadas pelos problemas, com chamadas de atenção para aspectos da linguagem e da programação relevantes. Finalmente, o que é dado nas aulas não esgota o que os alunos devem saber, e as aulas só serão efectiva se os alunos as prepararem previamente e praticarem fora delas.

Para se aprender a programar, no entanto, não basta alterar a metodologia de ensino e aprendizagem. É preciso uma nova atitude dos alunos e, em primeiro lugar, que interiorizem que só se aprende a programar ... programando.

A chave do sucesso é pois praticar, praticar, praticar!

Mais um ano que começa

Vamos dar início a mais um ano. EAs primeiras palavras são de boas vindas para todos. Neste blogue irão aparecer respostas a muitos dos problemas e desafios que ao longo do ano vão ser chamados a resolver. É também um lugar de interacção, estando disponível para responder às vossas dúvidas deixadas nas mensagens. Por isso não se esqueçam de passar por aqui por regularidade.

Boas Programações!