segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Problema 8.13

Para animar o nosso programa uma possibilidade simples é usar o módulo cTurtle. Vamos definir o nosso boneco de acordo com as coordenadas dadas na figura.



O boneco estará separado em 6 partes: cabeça, tronco, braços e pernas. Isto coloca um limite de 6 tentativas falhadas. Claro que podemos alterar. Por exemplo, é preciso falhar 2 vezes seguidas para mais uma parte do corpo ficar pendurada. De qualquer maneira o que temos que introduzir no nosso código é uma chamada à operação de desenho cada vez que falhamos. Se é a nossa i tentativa falhada, então desenhamos a parte i do corpo. Eis o código.

import cTurtle

def desenha_enforcado(i):
cTurtle.up()
if(i==0):
cTurtle.goto(60,-90)
cTurtle.setheading(180)
cTurtle.down()
cTurtle.forward(130)
cTurtle.right(90)
cTurtle.forward(160)
cTurtle.right(90)
cTurtle.forward(70)
cTurtle.right(90)
cTurtle.forward(20)
cTurtle.up()
cTurtle.goto(-70,50)
cTurtle.down()
cTurtle.goto(-50,70)
elif(i==1):
cTurtle.goto(-20,30)
cTurtle.down()
cTurtle.circle(20)
elif(i==2):
cTurtle.goto(0,10)
cTurtle.down()
cTurtle.goto(0,-30)
elif(i==3):
cTurtle.goto(0,0)
cTurtle.down()
cTurtle.goto(-20,-10)
elif(i==4):
cTurtle.goto(0,0)
cTurtle.down()
cTurtle.goto(20,-10)
elif(i==5):
cTurtle.goto(0,-30)
cTurtle.down()
cTurtle.goto(-20,-70)
cTurtle.goto(-30,-70)
elif(i==6):
cTurtle.goto(0,-30)
cTurtle.down()
cTurtle.goto(20,-70)
cTurtle.goto(30,-70)
cTurtle.hideturtle()

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